[resumo] PL das fake news
Como muito já foi dito a respeito do PL das Fake News, colecionamos abaixo algumas matérias e materiais selecionados para não floodar a timeline de ninguém.
Em resumo
O PL das Fake News (nº 2.630/20) teve tramitação conturbada. Mais recentemente, o relator Angelo Coronel liberou relatório para análise com apenas algumas horas para a votação do projeto no Senado, acendendo luzes de alerta para muitas organizações da sociedade civil e especialistas.
A votação de ontem (25/06) foi adiada para a próxima terça-feira (30/06).
Em essência, os pontos mais controversos do PL neste momento são:
- A exigência do registro de uma cadeia de encaminhamentos em aplicativos de mensagem, como Whatsapp, de modo a permitir a identificação dos pontos de origem de campanhas de desinformação.
- A exigência de registro junto a provedores de aplicação (redes sociais, aplicativos etc.) mediante fornecimento de identificação oficial.
Críticas e elogios
Selecionamos a seguir comentários de especialistas e organizações a respeito do PL, inclusive algumas threads muito informativas no Twitter.
- Vitor Blotta publicou análise bastante completa a respeito dos pontos cruciais do PL em coluna de opinião na Folha – “Por que o projeto de lei das fake news não pode ser votado da forma que está“.
- Profs. Danilo Doneda e Clara Iglesias publicaram artigo no Jota sobre o potencial de vigilância do PL:
O PL contra as Fake News que o Senado está para votar exige documento de identidade, posse de telefone celular e outras coisas para usar a rede social. A medida leva à vigilância, é inaplicável e ineficaz. Artigo da super @claraig e meu no @JotaInfo:https://t.co/aVRzuiexGP
— Danilo Doneda (@ddoneda) June 24, 2020
Os professores estiveram também presentes em duas lives do IDP sobre o tema com outros especialistas:
O Prof. Ronaldo Lemos também avaliou com preocupação o projeto em live promovida pelo portal Migalhas, em que participaram também o senador e autor do PL Alessandro Vieira, a professora de Ciências Sociais da USP Maria Tereza Sadek e a advogada e professora Patricia Vanzolini, diretora do Instituto M133.
O Data Privacy Brasil publicou thread explicando sua visão sobre os pontos mais críticos do PL:
O Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV também publicou thread reunindo artigos contendo análises técnicas a respeito do PL, destacando pontos positivos e negativos do projeto:
A thread do Internet Lab também reúne uma série de artigos de análise técnica sobre o PL:
Uma nota final: vale acompanhar a Cristina De Luca e a Coalizão Direitos na Rede, que fazem um acompanhamento muito de perto do tema, inclusive tuitando a votação no Senado em tempo real.
Edição (conteúdo adicionado após a publicação original):
- Blog Porta 23: “Plataformas, entidades e personalidades reagem contra a votação do #PL2630“.
- Folha: “Entenda o projeto de lei sobre fake news alvo de embates no Congresso“.
- O capítulo brasileiro da Internet Society publicou nota sobre o relatório.
- Convergência Digital: “PL das Fake News tira celular e datacenter, mas inclui direito autoral. Votação é adiada para 30 de junho“.
- Coalizão Direitos na Rede: Nota técnica sobre o relatório de 26 de junho de 2020 ao Projeto Lei nº 2.630/2020
- [30/06] Novo PL das Fake News descarta remoção de conteúdo e tenta consenso no Senado
- [30/06] Relator muda o texto do PL das Fake News outra vez, mas problemas continuam
- [16/09] Comissão apresenta mudanças em artigo de coleta de metadados